Acadêmicos contam que Vale Universidade é oportunidade de concluir estudos

Campo Grande (MS) – Funcionária pública, Tereza de Araújo (de preto na foto acima), 57 anos, moradora em Camapuã, distante 145 quilômetros de Campo Grande, comemora a entrada da filha, Vitória Silva, acadêmica do curso de Direito, no Programa Vale Universidade. “Meu salário quase todo era pra pagar a faculdade. Não teria como continuar. Ainda bem que conseguimos essa oportunidade que é o Vale Universidade”, conta.

Na tarde de ontem (21), 647 acadêmicos formalizaram a entrada no Programa Vale Universidade, após passarem por todo o processo de seleção. Nesta quarta-feira (23), eles já iniciarão o estágio no local designado pela superintendência do programa.

Secretária Elisa Cleia Nobre em sua fala

Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, o resultado do processo seletivo foi bastante satisfatório. “O Vale Universidade é um programa de destaque dentro da nossa secretaria pelo alcance que tem e contribui muito com o nosso Estado. A importância é imensurável. O acadêmico tem contato com a prática já no início do curso e isso dá respaldo quando entrar no mercado de trabalho. O programa tem todos os critérios para seleção, para que possamos dar oportunidade àqueles que tem mesmo necessidade por estar em estado de vulnerabilidade social”, afirmou a secretária.

A estudante já pensa no mestrado

Alléxsya Borges, 19 anos, acadêmica do curso de Letras, é outra beneficiada. “Não vejo a hora de começar a atuar no estágio. Tenho certeza que será muito bom pra mim e para minha carreira na área”, destaca. A estudante revela ainda que pretende continuar com seus estudos, já visando um possível mestrado.

A vice-governadora pondera que mesmo em um momento difícil da economia do Estado e do Brasil, o governador Reinaldo Azambuja decidiu, no início de sua gestão, ampliar os investimentos na área de Educação.

“Na área da Educação os investimentos só ampliaram e o Vale Universidade é um exemplo disso. O programa vai fazer a diferença na vida desses jovens e também para nós enquanto governo. Os alunos recebem a bolsa e a contrapartida que dão é trabalhar como estagiários nas próprias estruturas de governo. Ganha todo mundo e fortalece o conhecimento. Mato Grosso do Sul aposta na educação como meio, inclusive, de gastar menos com outras políticas públicas como segurança, por exemplo. É a visão de um governo que quer ver o Estado crescer” declarou Rose Modesto.

O que é o Programa Vale Universidade?

O Programa Vale Universidade, instituído pela Lei n. 3.783, de 16 de novembro de 2009, e regulamentado pelo Decreto Estadual n. 13.071, de 24 de novembro de 2010, é implementado, coordenado e administrado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), com o objetivo de oferecer ao acadêmico universitário de baixa renda a oportunidade de aprimorar sua formação profissional, mediante concessão de benefício social.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), com informações da Subcom

Fotos: Ana Paula Oliveira