Capacitação na Capital envolve técnicos de 30 municípios

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas) e da Coordenadoria de Proteção Social Básica – CPSB/CadÚnico-PBF, realiza a 3ª Capacitação para entrevistadores do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, até hoje (25), na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital.

O objetivo da capacitação é formar os técnicos municipais para o desempenho de suas funções como entrevistadores do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, visando melhora na qualidade das informações coletadas durante a entrevista com as famílias.

A capacitação é desenvolvida por meio de atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais, com carga horária total de 24 horas, envolvendo técnicos de mais de 30 municípios.

Técnicas da Sedhast ministram a capacitação

CadÚnico – A execução e a gestão do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e Programa Bolsa Família são públicas e governamentais e se darão de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre Governo Federal, estados e municípios observado a intersetorialidade.

Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos nos formulários de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.

Com informações da Supas

Fotos: Ana Paula Oliveira