Ponta Porã sedia encontro regional sobre Assistência Social a partir de quinta-feira

Campo Grande (MS) – O município de Ponta Porã, distante 343 quilômetros da Capital, sedia a partir de quinta-feira (8.6), o ‘Encontro Suas em Movimento’, que tem como objetivo ampliar o apoio técnico aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, na área da Assistência Social. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã e reúne também os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Caarapã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Dentro do cronograma de encontros, que vem sendo realizado desde começo de maio, o município de Naviraí recebeu na semana passada o evento, que reuniu mais de 150 profissionais em dois dias de palestras e orientações. Na oportunidade, técnicos, gestores e representantes do legislativo e executivo dos municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti e Mundo Novo, também participaram.

O “Encontro Suas em Movimento” tem o objetivo de ampliar o apoio técnico aos 79 municípios de MS, na área da Assistência Social.

Para a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, esse trabalho de apoio aos municípios e outras ações desempenhadas pela secretaria, tem colocado Mato Grosso do Sul em destaque nacional. “É nossa intenção darmos sempre esse apoio técnico. É importante sabermos o que um município já avançou e no que outro precisa avançar. Esses avanços irão trazer um salto de qualidade em tudo aquilo que fizermos em prol da população”, enfatizou.

Ao lado de gestores e representantes do legislativo de Naviraí, a secretária também visitou os equipamentos da Assistência Social do município como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ainda a sede do Programa Vale Renda no município.

A Sedhast, por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), proporciona o encontro na medida em que orienta quanto ao apoio técnico para as principais dificuldades vivenciadas pelos municípios, a partir da análise do monitoramento 2016, se configurando numa estratégia de implementação da função de vigilância socioassistencial pelo Estado.

Todo o evento é baseado nas visitas realizadas in loco, no ano passado, pela equipe de monitoramento da Supas, em todos os municípios de MS. As não conformidades identificadas apontadas no relatório de Monitoramento 2016 resultaram na elaboração, por município, no Plano de Providências com a finalidade de superar tais situações.

Sistema Único de Assistência Social (Suas)

No âmbito da Política de Assistência Social, cabe ao Governo do Estado o papel estratégico na coordenação da política em nível estadual estabelecendo rumos, diretrizes e fornecendo mecanismos de apoio às instâncias municipais e a toda a rede socioassistencial, pública e privada. Ofertar apoio técnico aos municípios por meio de encontros regionais visa cumprir o papel do Estado de Mato Grosso do Sul no âmbito da política específica.

Serviço

Evento: Encontro Suas em Movimento

Local: Rua Baltazar Saldanha, 1550 – Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã.

Data: 08 de junho a partir das 13h e 9 de junho, das 8h às 17h.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Foto: Prefeitura de Naviraí