Vale

Beneficiários do Vale Universidade recebem formação acadêmica em troca de prestação de serviço

Campo Grande (MS) – Mais de mil acadêmicos beneficiados pelos programas Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, do Governo do Estado, se encontraram em Campo Grande nesta terça-feira (29) para troca de experiências e capacitações sobre futuro profissional. No Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, os alunos foram recepcionados pelo governador Reinaldo Azambuja e pela vice-governadora Rose Modesto, que afirmaram que o programa oferece acesso à formação acadêmica em troca de prestação de serviços por meio de estágios.

“É uma oportunidade”, afirmou o governador do Estado, lembrando que grande parte dos jovens sul-mato-grossenses abandonam os estudos após o Ensino Médio por falta de vagas em universidades públicas ou por insuficiência financeira para cursar uma graduação em instituições particulares. “Investindo na Educação temos o desenvolvimento da nossa sociedade”, completou Rose, que também é secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, pasta que faz gestão do Vale Universidade.

JBC_6178

Aluna de Artes Cênicas, Larissa Fernandes recebe bolsa do Vale | Foto: Jessica Barbosa

Participante do II Encontro Estadual do Programa Vale Universidade, Larissa Fernandes da Silva Sampaio, 21 anos, que estuda Artes Cênicas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, destacou a importância do Vale Universidade. “Sou de Paranaíba e só consigo me manter estudando na UFGD graças a bolsa de R$ 600 que consigo pelo programa”, disse ela, que pagas despesas com aluguel, transporte e alimentação com o dinheiro do estágio. “E contribui também para minha profissão”, falou.

Aluna da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Alexandra Duarte Pereira, 19, também falou sobre os benefícios do estágio. “O aluno se torna um profissional mais interado”, defendeu ela, que estuda Nutrição e já estagiou na área médica e agora atua no segmento de nutrição esportiva.

JBC_6175

Beneficiária do Vale, Alexandra Duarte estuda Nutrição | Foto: Jessica Barbosa

Parcerias

Durante o evento também foi assinado um convênio entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Conselho Regional de Administração (CRA/MS) para que os estagiários do Vale Universidade tenham acesso a cursos online gratuitos. “Mais capacitação”, falou o governador.

Outra importante ação realizada no último processo seletivo foi o fato do Governo do Estado, em parceria com o CIEE, garantir a inclusão dos jovens que se inscreveram, mas não selecionados pelo Vale Universidade, nos programas de estágio do CIEE (o cadastramento começa no dia 1º de abril).

“Aqueles alunos que entraram no perfil do programa, mas não conseguiram vagas terão prioridade nos encaminhamentos do CIEE”, explicou uma das coordenadora do programa, Karla Sandim. Segundo ela, no último processo seletivo foram 1.050 alunos habilitados para o programa. Desses, 570 conseguiram vagas e o restante será encaminhado ao CIEE.

Vale Universidade (63)

Vale Universidade é oportunidade de desenvolvimento, avalia vice-governadora Foto: Chico Ribeiro

O programa

O Programa Vale Universidade garante a capacitação profissional por meio de estágio em órgãos estaduais, municipais, federais, instituições de ensino superior e organizações não governamentais. O aluno de instituição privada paga só 10% do valor da mensalidade, o restante é custeado pelo Governo do Estado (70%) e pela universidade (20%). Já o estudante da instituição pública recebe uma bolsa com o valor aproximado do desconto dos cursos privados.

Executado pela Superintendência de Projetos Especiais (Suproes), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o programa realiza o monitoramento e acompanha de perto o desenvolvimento do acadêmico durante todo período do benefício.

Os acadêmicos do Vale Universidade se destacam no campo de estágio pelo compromisso e responsabilidade.  O maior benefício é a oportunidade da vivência de práticas diárias e a convivência com pessoas que atuam na área de formação.

Vale Universidade (123)

Encontro de beneficiários do Vale aconteceu nesta terça-feira | Foto: Chico Ribeiro

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto destaque: Chico Ribeiro.

 

 

legislacaoprocesso seletivosolicitacao de estagiarios

requisitos para cumprimento de estagiossolicitacoesbanner-ficha-de-cadastro1

instituicoes de ensino superiortelefones

Governador: Reinaldo Azambuja

Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho: Rosiane Modesto de Oliveira

Superintendente de Projetos Especiais: Gisele Mioto Niciani

Coordenadora do Programa Vale Universidade e do Programa Vale Universidade Indígena: Karla Sandim

Rua: 14 de Julho, nº 1269, Centro, Campo Grande/MS – CEP: 79.004-391

Fone: 3314-4827/3314-4890/3314-4842 – FAX: 3314-4863

E-mail: pvu@sedhast.ms.gov.br