Técnicos de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas discutem assistência social em evento na Capital

Campo Grande (MS) – Técnicos da Capital e de mais três municípios do interior do estado estão reunidos até hoje (30), na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, para discutirem temas relacionados à política da assistência social em MS. O objetivo é ampliar o apoio técnico aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Elisa Cleia Nobre, secretária da Sedhast

Na abertura do encontro, realizada na tarde de ontem, Elisa Cleia Nobre, que comanda a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), reforçou o pensamento de agregar para se discutir temas em comum. “Quando nos reunimos podemos colocar pensamentos antes isolados para um debate em comum, e ainda, como é propósito do evento, aprendermos com situações não corriqueiras em nossas cidades, mas que são comuns em outras”, disse.

Dentro do calendário do evento “SUAS em Movimento” seis encontros já foram realizados envolvendo 43 municípios. Outros quatro encontros estão previstos para serem realizados ainda este ano.

Todo o evento é baseado nas visitas realizadas in loco, em 2016, pela equipe de monitoramento da Supas, em todos os municípios de MS. As não conformidades identificadas apontadas no relatório de Monitoramento 2016 resultaram na elaboração, por cada município, no Plano de Providências com a finalidade de superar tais situações.

A superintendente da Superintendência da Política de Assistência Social, Salette Marinho de Sá, e também o representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Valdereis Freitas, participaram da abertura do evento.

Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

No âmbito da Política de Assistência Social, cabe ao Governo do Estado o papel estratégico na coordenação da política em nível estadual estabelecendo rumos, diretrizes e fornecendo mecanismos de apoio às instâncias municipais e a toda a rede socioassistencial, pública e privada. Ofertar apoio técnico aos municípios por meio de encontros regionais visa cumprir o papel do Estado de Mato Grosso do Sul no âmbito da política específica.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho

Foto: Ana Paula de Oliveira