Cultura indígena e desenvolvimento de comunidades quilombolas em MS marcam presença durante Rota do Desenvolvimento

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 8, 2016 as 10:29 | Voltar

Campo Grande (MS) – Para demonstrar o fortalecimento da cultura indígena, quilombola e ainda informar sobre os incentivos do Governo do Estado para essa população, a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígenas (SPPPI) e a Subsecretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), estão presentes no segundo dia da 7ª Rota do Desenvolvimento, evento que acontece de 7 a 9 de novembro, na Capital.

As subsecretarias, que estão na pasta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), vão apresentar durante todo o dia a rica culinária indígena, os projetos de incentivo aos pequenos produtores da agricultura familiar, a articulação nas comunidades quilombolas e com os municípios para a instalação das Coordenadorias Regionais de Igualdade Racial.

SONY DSC

Silvana Dias, subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena

Para a subsecretária de Políticas Públicas para População Indígenas, Silvana Dias, esse espaço é importante para que as pessoas conheçam um pouco mais da cultura indígena e de como as iniciativas governamentais estão modificando o cenário dos pequenos produtores dentro das comunidades indígenas. “Dentre nossos projetos e ações temos o Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS) que apoia e orienta os pequenos produtores para a garantia de renda, visando o bem-estar social e a qualidade de vida. Nossa busca é sempre o fortalecimento da nossa cultura, com uma cultura forte todas as áreas se tornam fortes, e o Governo do Estado nos dá essa abrangência e respaldo”, justificou Silvana.

Com rica culinária indígena em MS, o estande da Sedhast, conta com comidas típicas produzidas pelos índios como bolos, carnes de sol, pamonha de mandioca, e os produtos frutos dos plantios nas comunidades como melancias, milho e castanhas, além dos artesanatos.

Rota - Em sua sétima edição, a Rota do Desenvolvimento é evento tradicional do Estado voltado para empreendedores e gestores com o objetivo de fomentar os pequenos negócios e dinamizar as economias dos municípios.

Solange Mori – Sedhast/ fotos: Ana Paula Oliveira

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.