Em 15 meses, Assistência Social atende mais de um milhão de pessoas

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 6, 2016 as 17:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social, Trabalho (Sedhast) realizou 13.320 mil ações em 15 meses de gestão, o que resultou em 1.023.808 milhão de pessoas atendidas. O dado foi gerado na Sala de Monitoramento de Indicadores de Gestão da secretaria, inaugurada nesta quarta-feira (dia 6) com a presença do governador Reinaldo Azambuja e da vice-governadora Rose Modesto - que deixou a Sedhast na última sexta-feira (dia primeiro). Ao reunir dados de trabalhos executados, indicadores sociais e de gestão, a secretaria vai passar a monitorar em tempo real as ações de governo da pasta. A apresentação foi acompanhada pela secretária Elisa Cléia Nobre, que agora está à frente da Sedhast, e da primeira-dama, Fátima Azambuja.

Com o programa de monitoramento é possível acessar relatórios de dados e consolidar os indicadores na gestão da vice-governadora na Sedhast, por exemplo. Entre os dados, está o aumento em 81% de atendimentos à mulheres em situação de violência no reinaugurado Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), que ganhou novas instalações e ampliação de serviços: o número passou de 694 do governo anterior para 1.257 atendimentos na gestão atual. Já a capacitação de pessoas em vulnerabilidade social atingiu a marca de 1.124 pessoas entre 2015 e primeiro trimestre de 2016, em cursos ministrados pela Fundação do Trabalho (Funtrab) e pelo Rede Solidária - programa de governo inaugurado em novembro do ano passado com primeira unidade instalada no Bairro Dom Antônio Barbosa.

“Esse sistema representa o modelo de gestão que desejamos implantar no governo: informações com transparência, acessíveis e que apontem caminhos a serem trilhados para a maior eficiência das ações”, descreveu o governador, em conversa com os funcionários da Sedhast, depois do lançamento da Sala de Monitoramento. “Eu, lá do meu gabinete, vou poder acessar o painel para acompanhar o que está sendo executado por cada subpasta nesta secretaria que acaba reunindo vários segmentos da sociedade com a política para mulheres, índios, racial, juventude, Direitos Humanos, Assistência Social, Funtrab e Procon”, afirmou o governador.

reinaldo e rose sedhast

Governador, primeira-dama e vice-governadora analisando mapeamento

Desafio

Para a vice-governadora, o desafio foi tanto consolidar um painel de dados para serem acessados e monitorados pelo executivo quanto avançar na gestão. “Quando recebi a missão de assumir a Sedhast enxerguei o grande desafio que era administrar esta pasta que tem status de uma super secretaria. A proposta foi avançar nas diferentes áreas, construindo o diálogo e a política transversal que o nosso governo propõe. Depois de ajustado o modelo de gestão, os dados gerados nesta sala de controle vão auxiliar ainda mais na eficiência da implantação das políticas sociais”, descreveu.

Ajustes também foram realizados no financeiro da secretaria, e o painel de monitoramento ainda reúne dados de orçamentos e despesas. No Programa Vale Renda, por exemplo, a projeção de economia para 2016 é de pouco mais de R$ 19 milhões com o cruzamento de informações do sistema de beneficiários. “Nosso programa funcionou como uma espécie de auditoria e pudemos identificar famílias que recebiam o Vale Renda, mas que não estavam no perfil, ou ainda recebiam mais de um benefício social. Efetuamos o corte dessas famílias e assim podemos distribuir o valor economizado em política para pessoas que realmente precisam”, comparou a vice-governadora, que agora passará a despachar na governadoria ao lado do governador Reinaldo Azambuja. “A intenção é estar ao lado do nosso governador e olhar para todas as áreas. A Sedhast foi um grande desafio e agora com este monitoramento em tempo real vamos acertar ainda mais o modelo de gestão e eficiência de políticas públicas para a população”, descreveu Rose Modesto.

Texto: Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Fotos: Leca 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.