Encontro Regional discute construção do Plano Decenal da Assistência Social

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, fevereiro 18, 2016 as 14:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em busca do debate para a construção do Plano Decenal da política de Assistência Social, será realizada nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), em período integral, o Encontro Regional do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da região centro-oeste,na Escola do SUAS – Mariluce Bittar.  A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência, Social e Trabalho, Elisa Cléia Nobre, participa do evento e destaca o trabalho em conjunto das três esferas de poder.  “O debate é fundamental para o fortalecimento da área. Estamos envoltos nessa luta pela melhoria dos trabalhos e projetos e sabemos que esse objetivo é também do município e do governo federal.  Que possamos ter essa leveza de avançar sem desistir jamais, pois a partir do momento que nos colocamos na desistência nos enfraquecemos e, não é isso que queremos para nossa população”, disse a secretária-adjunta.

Na ocasião, gestores municipais de Assistência Social debaterão sobre a qualidade da gestão da política pública dessa área, sua estruturação e mecanismos institucionais para avançar na efetividade de gestão no âmbito dos municípios. O encontro vai elaborar propostas e encaminhamentos sobre o Pacto federativo e formular diretrizes para os próximos dez anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, avaliou o momento como de grande importância para a política de Assistência Social. “É o momento de refletir o que nós realizamos nessa última década na gestão do Suas e, avaliar o que pode ser melhorado para o próximo decênio. Tenho absoluta certeza que não faltará o empenho dos gestores para a concretização da metas”, disse o presidente.

O evento vai propor um amplo debate avaliativo que começará no âmbito local e regional para ser finalizado com o encontro nacional previsto para acontecer em 18 a 20 de maio em Brasília, como tema o “Plano Decenal – Concretizando o Pacto Federativo”. Na nacional será discutida a partilha de recursos entre as três esferas de governo para a oferta de políticas sociais descentralizadas.

Participam do encontro a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, gestores do estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Serviço:
A Escola do Suas – Marluce Bittar, está situada na Rua André Pace, 630, Bairro Guanandi.

Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)

foto: divulgação