Gestores municipais de Assistência Social do Centro-Oeste participam de encontro na Capital

Categoria: Assistência Social | Publicado: quinta-feira, abril 6, 2017 as 16:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Campo Grande sedia hoje (06) e amanhã, o encontro regional Centro-Oeste dos gestores de Assistência Social. Realizado pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), o evento reúne mais de 300 participantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Elisa Cleia Nobre, titular da Sedhast

Na abertura do evento, a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, falou também representando o Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Estado da Assistência Social (Fonseas) e destacou a união em torno da real efetivação da política da Assistência Social em todo o País. “Precisamos, cada vez mais, ocupar os espaços e defender a política da Assistência Social. Todos nós, independentemente de qual organismo estejamos representando, devemos compor e defender esse desenho da política para que haja, cada vez mais, sua real efetivação, diferenciando o que é política de Assistência Social do assistencialismo”, disse, ressaltando ainda o papel fundamental dessa política que evita que outros setores da sociedade fiquem dilatados.

Vanda Anselmo, presidente do Congemas, enalteceu o papel apoiador dos gestores do Estado em sediar o encontro e ainda reforçou o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Encontramos em Campo Grande e em gestores de todo o Estado, um receptivo sinal para realização, de última hora, desse encontro aqui. Mais do que nos reunirmos, precisamos adentrar a prática e deixarmos cada vez mais claro que o SUAS é um patrimônio do povo brasileiro”, pontuou. Anteriormente o encontro era previsto para acontecer em Cuiabá (MT).

Na programação do evento consta também a realização de painéis como o que irá discutir “O Novo Regime Fiscal, a Efetivação do Pacto Político Federativo no Contexto do Plano Decenal 2016/2026 e as Implicações para a Política de Assistência Social No Brasil”, mesa-redonda, mini curso e apresentações.

Também participaram da abertura do evento a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant; o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão; o prefeito da Capital, Marcos Trad; o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas), Sérgio Wanderly; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) Huilson Pasquale, além de representantes do executivo municipal de Campo Grande e legislativo estadual, bem como demais representantes do MDSA.

O próximo encontro do Congemas acontece em 11 e 12 de maio, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

Serviço

Encontro Regional Centro-Oeste do Congemas

6 e 7 de abril, das 8h às 18h

Local: Escola do SUAS “Mariluce Bittar”

Endereço: Rua André Pace, 630 – Bairro Guanandi

Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.