Grupo de Trabalho aprova diretrizes de Plano Estadual da Promoção da Igualdade Racial

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 5, 2016 as 09:58 | Voltar

Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (5), às 8h, acontece a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Plano Estadual para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O plano tem como objetivo principal garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

índiceCarlos 2

Subsecretário de Políticas da Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza

Carlos Versoza, subsecretário da pasta de Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), disse que o GT está adequando os eixos de acordo com a diretriz nacional. “Nesse momento vamos adequar os eixos que foram elencados pelo grupo em decreto de acordo com o Plano Nacional e em nosso planejamento até a Conferência Estadual que ocorre ano que vem, já viremos para aprovação final”.

Ainda segundo versoza, o plano é fundamental para direcionar a criação de políticas públicas específicas. “Estamos trabalhando e visitando comunidades em todo o Estado para saber a real necessidade daquela população, com o plano vamos ter subsídio para direcionar de forma adequada os projetos necessários para atender aquela comunidade de forma eficaz”, destacou o subsecretário.

A redução de desigualdades sociais e raciais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas, ciganas, comunidades de religião de matriz africana e de terreiro, também é foco do debate no Grupo de Trabalho.

O GT reúne secretarias e subsecretarias estaduais, representantes de universidades, conselhos específicos e culturais, Defensoria Pública, entre outros, que serão responsáveis por trabalhar seguindo os eixos temáticos previsto no decreto.

Texto e foto: Solange Mori – Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.