Grupo de Trabalho discute propostas e diretrizes para Plano Estadual para Promoção da Igualdade Racial

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 2, 2016 as 10:41 | Voltar

Campo Grande (MS) – Grupo de Trabalho (GT) debate na manhã desta quarta-feira (2), no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), as propostas e diretrizes para a elaboração do Plano Estadual para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul. O Plano vai garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Segundo Carlos Versoza, subsecretário da pasta de Igualdade Racial, ligada à Sedhast, o plano representa uma vitória para a sociedade sul-mato-grossense, “é uma vitória no combate as injustiças e desigualdades raciais do Estado e representa o diálogo entre o governo e a sociedade civil organizada”, disse o subsecretário.

O Plano Estadual também servirá de instrumento norteador à adoção de medidas adequadas, destinadas a reduzir as desigualdades raciais e sociais no Estado de Mato Grosso do Sul, especificamente nas comunidades quilombolas, ribeirinhas, ciganas, comunidades de religião de matriz africana e de terreiro.

Pedro Nicolich - cigano

Pedro Nicolich, presidente da Federação Cigana de MS

Para Pedro Nicolich, presidente da Federação Cigana de MS, esse é um momento importante para debater ideias. “Estou feliz por participar desse momento e quero junto com todos somar na construção desse plano que vai nortear o direcionamento das políticas para essas comunidades”, destacou.

O GT reúne secretarias e subsecretarias estaduais, representantes de universidades, conselhos específicos e culturais, Defensoria Pública, entre outros, que serão responsáveis por trabalhar seguindo os 15 eixos temáticos previsto no decreto. A previsão é que o plano seja publicado no Diário Oficial do Estado e implementado até dezembro de 2016.

Texto e foto: Solange Mori – Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.