Maio da Diversidade encerra hoje com Sarau no Teatro Almir Sater

Categoria: Direitos Humanos | Publicado: terça-feira, maio 31, 2016 as 16:11 | Voltar

Campo Grande (MS) – Após um mês de atividades culturais e informativas com foco em temas importantes para a comunidade LGBT, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), encerra o “Maio da Diversidade” com Sarau, que acontece nesta terça-feira (31), às 18 horas, no Teatro Almir Sater, no Centro Universitário Anhanguera/Unaes, na Capital.  A secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, destaca que todas as ações foram pontuadas para chamar a atenção da sociedade contra a homofobia.

Durante todo o mês de Maio, o Centro de Referência e Combate à Homofobia (CentrHo), em extensa agenda de ações, reuniu poder público e sociedade civil com o propósito estimular a educação para a cidadania e uma cultura de paz, com respeito à diversidade, por meio da disseminação de informações sobre os temas da sexualidade e identidade de gênero.

Em parceria com o Conselho Estadual da Diversidade Sexual (CEDS) e a Secretaria de Saúde do Estado (SES), foram realizadas Oficinas Regionais sobre o Atendimento à população LGBT nas regiões de Coxim, Corumbá, Nova Andradina, Dourados e Três Lagoas. Seminário de sensibilização aos gestores públicos que trabalham na área da saúde, educação, assistência social, conselhos e segurança pública e também foram emitidas carteiras de identificação por nome social.

No mesmo período houve abordagem em blitz educativa; reuniões nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas); rodas de conversas com a população LGBT, palestras sobre Inclusão e Diversidade promovida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Dourados; Ação Educativa no Presídio Feminino Irmã Zorzi e no Instituto Penal (ala LGBT); Seminário sobre a Saúde LGBT em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), para os profissionais de saúde e população LGBT.

Maio da Diversidade

O Dia Estadual de Combate à Homofobia é todo o dia 17 de maio e. em alusão a esta data, comemora-se internacionalmente o dia contra a homofobia ou a LGBTfobia, data importante, pois no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualidade de sua lista internacional de doenças mentais.

O Governo Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realiza todo ano neste mês ações informativas e preventivas ao publico LGBT e aos profissionais que atendem este público.

Solange Mori – Assessoria Sedhast

Foto: Leca