No Mês da Mulher, Roda de Conversa aborda violência à beneficiárias do Vale Renda

Categoria: Violência contra mulher | Publicado: quinta-feira, março 3, 2016 as 08:25 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em comemoração ao mês da mulher, o projeto “Roda do Conversa” esteve na tarde (2) de ontem com beneficiárias do Programa Vale Renda, na Associação dos moradores do bairro Campo Nobre, para discussão do tema “Enfrentamento à violência contra as mulheres”. A ação é executada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que leva informações sobre os direitos da mulher, o debate para prevenção, combate a qualquer tipo de violência física ou psicológica e encaminhamento de possível denúncia.

A vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, orientou as beneficiárias e lembrou que a violência contra as mulheres pode acontecer independentemente da questão social e econômica. “A violência está em todos os lugares e nós temos de ser agentes multiplicadores de informação para combater este mal. É muito importante conhecer os canais para denunciar qualquer tipo de agressão”, disse a vice-governadora, que também disponibilizou material com os telefones para denúncia.

Rose Modesto, também falou dos centros disponibilizados pelo Governo do Estado, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). “Temos o CEAM que presta atendimento especializado à mulher vítima de violência, com especialistas que ajudam na recuperação não só da mulher mas, também de toda a família”, citou a vice-governadora.

Maria

Maria Sales, beneficiária do Vale Renda

As mulheres que participaram da reunião e algumas já citaram casos de violência na família ou com amigos, como é o caso da beneficiária Maria Sales, 45 anos, mãe de duas filhas. “Já presenciei caso de violência com a filha de uma vizinha e foi muito triste o que aconteceu. Essa reunião é muito importante para saber onde procurar ajuda e como denunciar. Sou separada e cuido sozinha das minhas filhas, sei o quanto a violência assusta as pessoas”, destacou.

Além das reuniões com as beneficiárias do Programa Vale Renda, a Roda de Conversa terá edição especial durante todo o mês de março nas secretarias do Governo do Estado.

Outras atividades no mês da mulher também estão previstas, como no dia 8 de março, a partir das 9h, com o governador Reinaldo Azambuja para a divulgação das parcerias referentes às políticas e ações da SPPM no ano de 2016. Distribuição de folder no centro da Capital, em parceria com a Polícia Militar, acontece às 16h e às 19h a solenidade de abertura da exposição “Mulheres Protagonistas da Nossa História” fecha o dia no Memorial da Cultura, também no centro de Campo Grande. Ainda como destaque da semana está a abertura do Seminário Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, na quarta-feira (09). O evento reunirá 300 mulheres, da Capital e interior, no Teatro Aracy Balabanian, para discutir as políticas públicas da área e as verbas federais destinadas para ações específicas.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui, também contempla ações no interior do estado, e mais uma edição do projeto “Mulheres: Diálogos e Desafios”, com o tema Gênero e Mídia, no dia 31, às 19h, na Faculdade Estácio de Sá, na Capital.

Texto e foto: Solange Mori - Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.