Vice-governadora e secretária da Sedhast realizam visita técnica na 2ª unidade do Rede Solidária

Categoria: Rede Solidária | Publicado: quinta-feira, junho 30, 2016 as 15:46 | Voltar

Campo Grande (MS) – Na manhã desta quinta-feira (30), a vice-governadora Rose Modesto, e a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, estiveram no bairro Noroeste em visita técnica no local onde está sendo construída a 2ª unidade do programa Rede Solidária. A unidade vai atender 800 famílias da região com cursos de qualificação para adultos e os mais variados cursos para as crianças.

Para a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, a unidade Noroeste vai seguir o mesmo modelo da unidade Ruth Cardoso inaugurada em novembro de 2015 no Bairro Dom Antônio Barbosa. “Vamos contemplar os mesmos módulos com os cursos que já estão em andamento no Dom Antônio Barbosa e que deram muito certo. Nossa meta é avançar cada vez mais, e ainda neste ano entregar mais duas unidades aqui na Capital e duas no interior do Estado”, pontuou a secretária.

O Bairro Noroeste foi escolhido para receber o programa de Governo por conta de diagnóstico de vulnerabilidade social. São mais de 13 mil moradores na região e levantamentos realizados pela Sedhast apontaram que houve aumento de 150% nos homicídios na região de 2014 para 2015. Outra situação é que grande parte da população é de crianças e o bairro ainda apresenta o pior índice de qualidade de vida da Capital, segundo o Relatório da Prefeitura (Planurb-2015).

Criado para transformar vidas e livrar crianças e adolescentes dos riscos sociais por meio da inclusão, o programa atua por meio de módulos com o objetivo de atender toda à família. Os módulos são: Educação, Cultura e Esporte; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda.

A vice-governadora Rose Modesto falou dos bons resultados que estão sendo alcançados. “Já temos dados positivos desse programa de governo gerenciado pela Sedhast. Houve melhora significativa nas notas dos alunos na escola, muitos pais conseguem hoje uma renda extra com venda dos produtos que aprenderam nos cursos, e outros foram qualificados e conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho. Esses dados positivos nos incentiva ainda mais em avançarmos para melhorar a qualidade de vida da população de outras regiões, como esta do Jardim Noroeste”, destacou Rose Modesto.

Rede 2

Unidade 2

Abrigado na região do Prosa, o Jardim Noroeste possui 13.160 habitantes e destes, cerca de 900 famílias são atendidas pelo Programa Vale Renda (programa social voltado às famílias em vulnerabilidade social, com ajuda de R$ 170,00 mensais).

Rede

Construído em uma área de 7.200 m² e com uma estrutura de física de 2.338 m²  a unidade que conta com parcerias da iniciativa privada e de voluntários, vai contemplar os moradores da região e em torno com cursos que atendem desde crianças e adolescentes com reforço escolar e aulas de artes (música, pintura, capoeira, entre outros) e adultos, com cursos para facilitar ingresso no mercado de trabalho, como corte e costura, construção civil.

Solange Mori - Sedhast

fotos: Leca

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.