Sedhast parabeniza os assistentes sociais pelo seu dia

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 16, 2016 as 11:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – A secretaria de Estado de Direitos Humanos, Asssitência Social e Trabalho (Sedhast) parabeniza seus 95 assistentes sociais em comemoração ao 15 de maio. Uma profissão que vem se transformando ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Para Elisa Cleia Nobre, assistente social e secretária da Sedhast, os 80 anos do Serviço Social no Brasil, representam o fortalecimento da política também em Mato Grosso do Sul. “Temos ótimos quadros e profissionais valorosos na Sedhast e também em vários órgãos e instituições de nosso estado. Pela qualidade, compromisso e capacidade em realizar ações dentro do nosso governo e que fazem com que a política avance, quero dar a palavra a eles e o reconhecimento pelo excelente trabalho que eles vêm realizando na área”, destacou.

Conforme informações do Conselho federal de Serviço Social (CFESS) o Serviço Social é uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento e ainda reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes.

Por que se comemora o 15 de maio como o Dia do Assistente Social?

Ainda conforme o CFESS, o dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.

Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)

Arte: Adriano Dantas