Seminário discute participação da mulher nas políticas públicas

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 25, 2016 as 15:07 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com organização local da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Campo Grande sedia a partir de amanhã (26) o Seminário Estadual “Gênero, Políticas Públicas e Participação Política”. Realizado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Juventude, com execução da Universidade Federal Fluminense (UFF), o seminário é voltado para mulheres que representem lideranças partidárias, lideranças de movimentos de mulheres, movimentos feministas e gestoras públicas.

Conforme a subsecretária da SPPM, Luciana Azambuja Roca, Campo Grande está entre apenas 14 cidades que sediarão o encontro. “Após o lançamento da plataforma ‘Mais Mulheres no Poder: Eu assumo esse compromisso’, serão realizados diálogos sobre discriminação e desigualdades de gênero, participação política da mulher no Brasil, políticas municipais existentes, o papel da vereadora e estratégias para campanha, visando incentivar mulheres a serem candidatas e a participarem da construção política partidária em seus municípios”, destaca.

No cenário local, Mato Grosso do Sul também contempla as discussões tema do Seminário. “O Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de MS tem um eixo específico que dispõe sobre a ‘participação e fortalecimento das mulheres nos espaços de poder e decisão’, na linha do direcionamento da política nacional, além do que esse também foi um tema bastante discutido nas Conferências Municipais e na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, o que nos legitima e nos motiva a discutir a ampliação da representação feminina em cargos eletivos, promovendo a discussão na sociedade e qualificando mulheres para que se apresentem como opções viáveis dentro dos partidos”, ressalta Luciana.

A SPPM esclarece ainda que foram disponibilizadas pela organização nacional apenas 60 (sessenta) vagas, divididas entre gestoras municipais de políticas para mulheres, representantes de partidos políticos que possuam coordenação/colegiado de mulheres, lideranças de movimentos sociais e feministas.

Além de Campo Grande, Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Recife (PE), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), São Luiz (MA), Florianópolis (SC), Macapá (AP) e Niterói (RJ), também vão receber o evento.

Serviço – Seminário Estadual “Gênero, Políticas Públicas e Participação Política” Mulheres na Política: Eleições 2016. Hotel Harbor Sef Buriti – Rua Antonio Maria Coelho, 2301, Campo Grande. Mais informações pelo telefone 3318-4142.

26 de abril

11h – Credenciamento

14h – Almoço Mesa de abertura composta por representantes da UFF, SPM, OPM, TRE. Lançamento da plataforma “Mais Mulheres no Poder: Eu Assumo Esse Compromisso”

14h30 – Relações de gênero: Discriminações e desigualdades de gênero e raça. Apresentação dialogada.

16h30 Café da tarde

16h45 – Preconceito e discriminação: História da participação política feminina no Brasil. Apresentação dialogada.

18h – Encerramento

27 de abril

9h30 – Políticas públicas para as mulheres e políticas de gênero e raça. Apresentação dialogada.

11h Debate: Políticas para as mulheres em seu município – o que existe e o que pode ser implementado.

12h30 Almoço

14h – Sistema Político Brasileiro: Funcionamento da democracia representativa e sistema eleitoral. O que faz uma vereadora. Apresentação dialogada.

16h – Café da tarde

16h15 – Como ser candidata no contexto apresentado: interação/integração.

18h – Encerramento

28 de abril

9h30 – Vivências, memórias, histórias e desejos: estratégias de campanha. Exposição em grupos

11h30 – Campanha “Mais Mulheres no Poder – Eu Assumo Este Compromisso” – Eleições 2016 e as respectivas campanhas.

12h30 – Almoço

Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)

Foto: Xuxa