Sistema Censo Suas-2015 recebe informações de gestores municipais até novembro

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 28, 2015 as 17:24 | Voltar

O Sistema Censo SUAS-2015 está com banco de dados aberto até novembro para inserção de informações por parte dos gestores municipais. Esta é uma importante ferramenta de levantamento de dados coletados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelos Órgãos Gestores (Secretarias) e Conselhos de Assistência Social, Municipais e Estaduais e tem por objetivo propiciar ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a possibilidade de observar a execução das ações e apontar para os aperfeiçoamentos necessários com base em avaliações e pactuações realizadas entre os três entes da federação.

As informações são repassadas para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O não preenchimento do Censo SUAS pelo município produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos.

A Superintendência de Assistência Social (Supas) da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) informa que a partir da inserção de dados fica acessível a definição de indicadores dimensionais, índices de desenvolvimento e patamares mínimos anuais para as Unidades Públicas de Assistência Social. Com as informações coletadas de forma contínua, é possível realizar o planejamento que contribui para o alcance da melhoria dos serviços ofertados à população.

Cronograma

Questionário Data de Início Data de Encerramento
CRAS 17/setembro 13/novembro
CREAS
Centro POP
Centros de Convivência 28/setembro 13/novembro
Unidades de Acolhimento 5/outubro 27/novembro
Serviço de PSE para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias
Gestão Estadual 13/outubro 27/novembro
Gestão Municipal
Conselhos (municipal e estadual)
Período de Retificação 28/novembro 6/dezembro

 

O MDS recebe as informações do Censo SUAS exclusivamente por meio do sistema eletrônico. As informações declaradas pelo agente público nestes questionários possuem Fé Pública e constituem registros administrativos do Sistema Único de Assistência Social. O fornecimento de informações inverídicas sujeita o agente responsável a sansões administrativos, civis e penais, na forma da lei.

A Supas está disponível para esclarecer dúvidas com a Equipe de Apoio à Gestão do SUAS/CAGSUAS, na SEDHAST, pelos telefones (67) 3318-4130 ou (67) 3318-4115. E-mail: cagsuas@www.sedhast.ms.gov.br.  Se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br, ou pelo telefone 0800 707 2003.
 

Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.