Vice-Governadora destaca em Fórum, participação das mulheres indígenas na política

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 29, 2016 as 12:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em realização inédita em Mato Grosso do Sul, o I Fórum de Mulheres Indígenas de MS,  teve hoje a participação da vice-governadora Rose Modesto, que ministrou palestra sobre a "Inserção da Mulher Indígena na Política".  Estiveram presentes no debate, Daiane Vilharva, única mulher em cargo eletivo em MS (vereadora em Japorã), a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Dias Albuquerque,  e o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Nery.

IMG-20160429-WA0012

Palestra com a vice-governadora nesta manhã durante a programação do Fórum

O Fórum aconteceu no Teatro Aracy Balabanian e além de pessoas da sociedade civil e representantes de entidades, estavam 80 mulheres indígenas de aldeias de todo MS. "No Brasil temos apenas 8 mulheres indígenas em cargos eletivos, todas vereadoras, uma delas é a Daiane em Japorã. Mesmo para os homens indígenas a distribuição de cargos não é suficiente, são 79 vereadores em todo o Brasil e nove prefeitos e vice-prefeitos. Temos muito de avançar e tenho certeza de que a criação de uma subsecretaria indígena contribui para construir o protagonismo desse povo", descreveu a vice-governadora, que também citou um dos programas de educação anunciados recentemente pelo governo. Trata-se do Vale Universidade Indígena (PVUI) que elevou o benefício de apoio aos acadêmicos indígenas de R$ 300 para R$ 602,42, e está com inscrições abertas até o dia 9 de maio.

A vereadora Daiane Vilharva está em primeiro mandato, é guarani e de origem da Aldeia Porto Lindo. "Acredito que as mulheres precisam ter a informação de que é possível concorrer e também chegar aos cargos políticos. Elas têm de se interessar por isso", analisa a indígena, 34 anos, casada, 3 filhos, formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Linguística.

O Fórum, destaca a subsecretária Silvana, é caminho encontrado para reunir as mulheres indígenas e debater o tema. "É de informação que nós precisamos, mas também precisamos nos conscientizar de que podemos sim disputar um cargo político, enfim, que temos essa capacidade", descreveu a subsecretária.

O evento começou ontem e segue até hoje. Às 13h30min, haverá palestra sobre "Mulher Indígena e Globalização", com professores pós-graduados indígenas.

Serviço – O Teatro Aracy Balabanian está localizado na Rua 26 de Agosto, 453, telefone 3317-1792. Entrada franca.

Michelle Rossi - Assessoria Vice-Governadoria

Fotos: Leca

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.